Vista Cansada: Suas Causas e Cuidados

Vista Cansada: Suas Causas e Cuidados

A vista cansada é um processo muito natural nos dias atuais, onde atinge a maioria da população. Porém, ela pode causar diversos problemas e sintomas se não cuidarmos da maneira correta. Acompanhe mais através deste artigo.

Durante o dia realizamos diversas atividades que "forçam" os olhos, sem que percebemos. Quando é realizada de forma intensa, sem os cuidados necessários, começam a causar dores de cabeça, vista cansada e diversos outros problemas.

Isso pode ser muito incômodo, e acontece com mais frequência do que imaginamos. A vista cansada é uma condição que está afetando diversas pessoas hoje.


Uma das causas mais comuns é o avanço da tecnologia. Essa nova era digital faz com que passemos muito tempo na frente de computadores, celulares e televisão, o que exige muito da nossa visão.

Se você quer saber mais sobre a fadiga ocular ou “vista cansada”, como é popularmente conhecida, acompanhe este artigo e veja os cuidados necessários que deve ter com os olhos.

O que é o cansaço visual?

O cansaço visual é um conjunto de sintomas que afetam nossos olhos. Eles podem ser decorrentes de atividades que exigem foco e concentração, assim como em alguns casos podem ser o sintoma de alguma doença ocular.

É importante sempre ter em mente que a fadiga visual não é uma doença. Mas que ela pode ser um verdadeiro estorvo na qualidade de vida.

Entre os sintomas relacionados a esse cansaço estão:

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Olhos vermelhos;
  • Ardência ou irritação;
  • Olhos secos ou lacrimejantes;
  • Visão embaçada ou dupla;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

Causas

São muitas as atividades que podem levar a fadiga ocular. Podemos dividi-las em dois grupos: esforço excessivo dos olhos e doenças oculares.


1. Esforço excessivo dos olhos

Como já mencionado, durante o dia podemos realizar diversas tarefas que exigem muito de nossos olhos. No entanto, quando realizadas por um longo período pode levar a vista cansada.

A luminosidade é um fator bem determinante quando se fala dos olhos. Isso porque tanto o excesso quanto a falta dela podem levar a essa condição.

Os aparelhos eletrônicos são um grande vilão para a saúde dos nossos olhos, sendo uma das principais causas para o cansaço visual.


Pesquisas indicam que passamos cerca de 7 horas utilizando celulares, computadores, tablets e videogames.

Esse número pode ser ainda maior quando levamos em conta o tempo de trabalho. São diversas as profissões que utilizam os eletrônicos como principal ferramenta.

Mas essa não é a única causa, entre elas podemos listar:

  • Visão binocular: A incapacidade de fazer os dois olhos trabalharem juntos de forma binocular também pode gerar sintomas de cansaço visual;
  • Erros de refração: a necessidade de óculos para visão, seja para longe, para perto ou ambos podem ser a causa dos sintomas de cansaço visual, isso porque quando não usamos o óculos estamos forçando mais os olhos para enxergar;
  • Piscar: Muitas pessoas piscam menos do que o normal ao realizar tarefas visuais extensas. Isso pode causar secura da superfície ocular e sintomas de olhos secos;
  • Concentração: enquanto nos concentramos em uma tarefa visualmente intensa, como ler letras pequenas, usar o computador por horas seguidas ou tentar ver no escuro, contraímos, inconscientemente, os músculos das pálpebras, rosto, têmporas e mandíbulas, o que pode desenvolver o desconforto ou dor devido ao uso excessivo desses músculos.

O uso de óculos sem receita médica também pode gerar o cansaço das vistas.


2. Doenças oculares

São diversos os tipos de doenças que podem afetar nossos olhos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Quando não corrigida ou diagnosticada, essas doenças podem ser um grande fator para as vistas cansadas.

É interessante notar que, se você estiver há várias horas seguidas em frente ao computador sentirá o cansaço ocular. Mas, se apresentar um erro refrativo, o esforço visual será ainda maior, principalmente pela dificuldade em focar a vista.

Ainda existem outros tipos de doenças nos olhos como a catarata.

É importante saber diferenciar o cansaço visual de alguma doença ocular, porque quanto mais rápido for diagnosticado, será mais simples de tratá-lo.

Portanto, se sentir os olhos cansados, dificuldade para enxergar, olhos avermelhados, inchaço, visão dupla ou turva, há chances de ser alguma doença que esteja causando esses sintomas.

Para mais orientações, procure um médico oftalmologista para fazer exames e ter um acompanhamento correto e completo.


Tratamentos

A vista cansada não é uma doença, como já mencionado, mas sim um sintoma. Por isso não há um tratamento específico para ela, costuma-se passar assim que descansamos.

Porém, existem diversas ações e hábitos que podemos adotar que podem prevenir esse problema, como:


1. Melhore a iluminação

Procure evitar assistir televisão com a luz apagada, assim você não força tanto os seus olhos. Ao ler livros ou impressos deixe sempre uma luz atrás, assim você a direciona para para o papel, isso evita que a luz bata direto nos seus olhos.


2. Limite o tempo de uso

Esse é outro passo importante. Como já mencionado, passamos horas usando aparelhos eletrônicos, e essa é uma das principais causas cara a vista cansada.

As crianças devem ser as mais supervisionadas, isso porque as crianças ainda não podem estabelecer uma conexão entre visão prolongada, fadiga ocular e necessidade de descansar os olhos regularmente.


3. Faça pausas regulares

Uma forma de minimizar os riscos é fazer pausas durante as tarefas que exigem muito dos olhos.

Você pode seguir as seguintes dicas:

  • Siga a regra 20-20-20: essa regra pode ajudar seus olhos a focar e a descansar. Você simplesmente precisa olhar para algo a 20 pés de distância, por 20 segundos, a cada 20 minutos;
  • Tire um tempinho de 15 minutos: depois de 2 horas de uso contínuo da tela, descanse seus olhos por 15 minutos. Afaste-se do computador e procure se concentrar em objetos que estão cada vez mais longe do que sua tela.

Durante cada intervalo, procure não olhar para outra tela digital. Tente realizar tarefas que não sejam relacionadas à tela, como organizar a papelada ou dar um passeio.


4. Pisque constantemente

Quando não piscamos o suficiente, nossos olhos podem ficar secos e irritados, isso pode causar o cansaço da vista.

Lembre-se de piscar com frequência, principalmente quando estiver usando um dispositivo digital e sempre faça as pausas para descansar seus olhos.


Vitaminas

Existem também vitaminas que podem ajudar a manter a saúde de seus olhos. Você pode encontrá-las nos alimentos ou optar por uma suplementação.

  • Vitaminas A: essa vitamina é muito importante para a saúde dos nossos olhos. Ela ajuda a manter a corna limpa, é componente da rodopsina, que é a proteína que nos ajuda a enxergar melhor quando há pouca luz e ajuda a diminuir o risco de doenças como a degeneração macular e a catarata. Ela também é importante para manter nossos olhos úmidos;
  • Vitamina C: por ter ação antioxidante, essa vitamina protege nossos olhos dos radicais livres. Ela ainda desenvolve um imenso papel na produção do colágeno, que é uma proteína que fornece estrutura para os olhos. Estudos ainda concluem que essa vitamina, pode reduzir o risco de catarata;
  • Luteína e Zeaxantina: são encontradas na mácula e na retina, e ajudam no processo de filtrar a luz azul, protegendo seus olhos de seus danos. Também, estudos sugerem que ela pode prevenir a catarata e retardar o progresso da degeneração macular;
  • Ômega 3: ela ajuda a formar as células do olho, além disso, o ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem desempenhar um papel na prevenção da retinopatia diabética. Ainda mais, ela auxilia na produção de lágrimas, o que evita que nossos olhos fiquem secos e irritados;
  • Vitamina E: é um potente antioxidante que protege as células do olho dos danos causados pelos radicais livres. Estudos indicam que ela ainda pode prevenir a catarata;
  • Riboflavina: por ter poderes antioxidantes, ela pode reduzir o estresse oxidativo dos olhos.

Remédios caseiros

Existem algumas receitinhas que você pode preparar para relaxar seus olhos, entre elas:


1. Remédio de leite gelado

O leite gelado pode ser uma forma natural de reduzir as olheiras que bolsas, causadas pela vista cansada.

Para o preparo você vai precisar de apenas 1/2 xícara de leite gelado.

  • Mas como fazer?

Mergulhe dois pedaços de algodão no leite frio e aplique-os nas pálpebras durante 5 minutos. Depois enxágue com água gelada e repita esse processo duas vezes por dia.


2. Remédio de cenoura

A cenoura possui propriedades anti-inflamatórias. Quando associada a salsinha e o salsão, podem ser um tratamento relaxante para os olhos cansados.

Para fazer esse remedinho caseiro você só precisa dos seguintes ingredientes: 1/2 cenoura; 1 ramo de salsão; 1 ramo de salsinha.

  • Como preparar?

Você coloca todos os ingredientes no liquidificador, adicione um fio de água para facilitar o processamento, se atente em bater tudo até obter uma pasta espessa.

Para aplicar você pode colocar duas bolas de algodão de molho na mistura e loco em seguida aplicá-las nas pálpebras fechadas durante 5 minutos. Por fim, enxágue com água fria e descanse.


FAQ

  • Pode usar lente de descanso para melhorar?

Sim. Essas lentes podem ser usadas tanto por quem tem algum erro de refração, quanto por quem não tem.

Elas servem para proporcionar conforto a sua visão, elas podem ser lentes com filtro de luz azul, lentes fotossensíveis e lentes com antirreflexo.


  • A vista cansada e a presbiopia são a mesma coisa?

Depende. Embora a presbiopia seja também chamada de “vista cansada”, ela é uma doença que afeta pessoas de mais idade, e que precisa de um tratamento.

A vista cansada ou fadiga ocular é apenas um grupo de sintomas causados pelo esforço ocular, e que é um sintoma da presbiopia.


  • O inchaço pode ser um indício de vista cansada?

Sim. Mas se chegar a esse ponto é importante saber que é hora de parar. O nome científico correto para essa condição é edema. Basicamente caracterizada pelo acúmulo de líquidos na região.


Conclusão

A vista cansada, apesar de não ser uma doença, é um conjunto de sintomas que pode causar muito incômodo. Além disso, ela pode ser sintoma de doenças oculares.

Ter um cuidado com o olho é essencial. São pequenos passos que tomamos durante o dia que podem facilitar.

Reduzir o tempo em frente a telas, melhorar a iluminação e descansar as vistas sempre que estiver realizando algo que exija muito delas.

Você pode optar também por uma suplementação com vitaminas que protegem e cuidam da saúde de seus olhos.

Se os sintomas persistirem, indicamos que procure um médico ou oftalmologista.

Posts Relacionados