Teacrine: Mais energia e foco para a sua rotina

Teacrine: Mais energia e foco para a sua rotina

Possível substituta da cafeína, a Teacrine é uma substância que vem ganhando bastante relevância, através dos diversos e recentes estudos sobre ela, os quais já demonstraram benefícios como ganho de concentração e de energia para despistar a fadiga. Veja neste artigo tudo o que você precisa saber desse suplemento e descubra como tomá-lo.

Com o avanço das pesquisas científicas, as suplementações de Teacrine são alternativas viáveis para o combate ao cansaço elevado e para a elevação da concentração mental.

Esses efeitos são essenciais para os praticantes de atividade física, já que desejam sempre estar bem dispostos e com a concentração elevada para praticar de modo satisfatório os seus exercícios, sem as indesejadas fadigas.


Dessa forma, neste artigo, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre a Teacrine, quais os seus benefícios, sua utilidade no dia-a-dia, quais as melhores fontes, preços dela no mercado e como utilizá-la de maneira correta sem pôr em risco a sua saúde. Vamos à sua origem.

O que é a Teacrine?

A Teacrine é um composto ativo que possui 98% da sua substância bioidêntica, a teacrina, a qual, por sua vez, é bastante encontrada no cupuaçu, café e na Camellia assamica var. kucha, planta proveniente da região de Yunnan, na China.

A substância ativa promove ações que aumentam o metabolismo para aumento de energia, além de aumentar o foco e redução da fadiga nas atividades.

Como tomar Teacrine

O mecanismo de ação da Teacrine no organismo se dá a partir do bloqueio das vias adenosinérgicas, adiando as sensações de fadiga.

Outro mecanismo observado nas pesquisas, é o estímulo das vias dopaminérgicas, as quais são responsáveis pela sensação de prazer e elevação de humor, através dos altos níveis de dopamina, que são liberadas pelo composto ativo.

Além disso, a Teacrine pode se apresentar como um excelente substituto da cafeína, pois a primeira possui efeitos benéficos muito mais duradouros em relação a segunda, além de não causar dependência no organismo, irritações, palpitações e até mesmo ansiedade.

Veja outras utilidades da Teacrine.

Para que serve?

Como já vimos, a Teacrine possui mecanismos que promovem o aumento do prazer e da energia para nossas atividades físicas.

Agora, iremos traduzir em que essas propriedades fundamentais da substância ativa serão úteis na utilização frequente dela. Segundo as pesquisas, quem utiliza Teacrine, busca:

  • Mais foco: A Teacrine está comprovada cientificamente no aumento da concentração através da sua ação no sistema nervoso, inibindo a sensação de cansaço, aumentando a sensação de prazer nos exercícios pela produção de dopamina;
  • Maior energia e disposição: Essa utilidade está ligada à maior queima de gorduras, açúcares e carboidratos pela ação termogênica da Teacrine, o que contribui para uma maior geração de energia no organismo, fazendo com que você renda mais intensamente nas atividades aeróbicas e também tenha mais concentração no trabalho. 

Doses e como tomar

As doses de Teacrine no mercado variam bastante entre 25 e 200 mg.

A suplementação dessa substância pode ser feita através de cápsulas, que geralmente são vendidas entre 30 a 130 reais nas farmácias de manipulação.

Apesar do encapsulamento, existe a versão em pó da Teacrine, nas mesmas doses indicadas.

Além disso, a Teacrine é disponível também para atletas de alto rendimento, sendo permitido o seu uso durante campeonatos oficiais.

E apesar de não haver efeitos colaterais em nenhum estudo já publicado, alertamos que o uso de qualquer substância sem a consulta a um médico pode não ser seguro para você. 

Para o pré-treino 

Na maior parte das bulas e estudos publicados, a dosagem recomendada vai de 25 a 200 mg, dependendo de cada caso de cada paciente. Seja em pó, seja em comprimidos, a indicação é que seja tomada para pré-treino, uma dose 30 minutos antes da atividade.  

Para aumento do foco e concentração

Geralmente, se recomenda tomar a dose recomendada pelo seu médico, sempre após ou durante as refeições, no caso de suplemento em pó, para quem deseja aquela energia a mais para aumentar a produtividade.

Benefícios

Muitos benefícios estão ligados ao uso da Teacrine. Vimos que ela faz com que tenhamos maior rendimento e menos estresse durante as atividades. Como não são somente eles, selecionamos e resumimos os principais benefícios da Teacrine em uso. Veja!

  1. Não causa dependência química: Nas pesquisas e estudos com Teacrine, foram mostrados que a substância não causa tolerância como na cafeína, já que esta por causar dependência, exige doses bem maiores para que os efeitos estejam garantidos. Com o uso de Teacrine, não existe essa relação de dose-dependência;
  2. Auxiliar para a perda de peso: Com o aumento do metabolismo, devido ao fato da Teacrine ser uma substância termogênica, ela pode contribuir com a perda de peso de modo indireto, já que há uma relação evidente de aumento de intensidade e diminuição da fadiga com a queima de calorias para o emagrecimento;
  3. Não causa insônia: Em estudos comparativos com a Cafeína, ficou comprovado que a Teacrine, além de ter os efeitos mais prolongados, não promove efeitos colaterais que atrapalhem na qualidade do sono, pois não aumenta os níveis de adrenalina no sangue, o que promove uma sensação de inquietação e alerta;
  4. Melhora do humor: A melhora do humor está condicionada com a ação da Teacrine se ligar em receptores de Dopamina, estimulando ações dopaminérgicas, o que resulta numa percepção do ganho de energia, elevando o seu prazer e o humor dentro da atividade física.

Perguntas frequentes

Existe uma curiosidade latente acerca da Teacrine, seja pelos seus importantes efeitos, seja pela falta de divulgação, o que leva sempre a você ter muitas dúvidas sobre o suplemento, ponderando se deve ou não tomar.

Desse modo, selecionamos uma série de perguntas e as respondemos para que fique mais claro o seu entendimento em relação à Teacrine. Leia abaixo:


  • Quais os efeitos colaterais da Teacrine?

Os estudos mais recentes não identificaram possíveis efeitos colaterais em relação ao uso da Teacrine no organismo. No entanto, reforçamos que não a tome antes de consultar um especialista.


  • A Teacrine serve para estudar?

Sim, a Teacrine possui bons efeitos para a melhora da concentração e do foco mesmo em atividades que não levam esforço físico, como estudar, ler, entre outras.


  • A Teacrine emagrece?

A Teacrine é um composto termogênico, o que, dessa forma, leva a uma elevação das atividades metabólicas no corpo, utilizando a gordura para a obtenção de energia, o que faz com que controle o seu peso.

Portanto, mesmo que indiretamente, a Teacrine pode levar você à perda de peso.


Posts Relacionados