Licopeno: Previne o Envelhecimento e o Câncer?

Licopeno: Previne o Envelhecimento e o Câncer?

Conheça as propriedades do licopeno, um ótimo componente natural que pode prevenir o aparecimento de dezenas de disfunções graves.

Na procura pela prevenção contra o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças, o licopeno pode ser um poderoso aliado.

Encontrado em alguns alimentos, essa substância é eficaz contra a oxidação das células, processo relacionado principalmente ao surgimento de câncer

Dessa forma, o licopeno é muito importante no combate aos radicais livres. Estudos sugerem que essas moléculas, produzidas tanto pelo organismo quanto fora dele, podem estar envolvidas com o aparecimento de cerca de 40 patologias diferentes.

Entenda melhor como esse nutriente contribui para uma vida melhor e mais longa.


O que é licopeno?

Licopeno Fruta

O licopeno é um carotenóide, como o betacaroteno, e está presente na pigmentação de algumas frutas e vegetais de cor vermelha e laranja.

A mais conhecida fonte desse nutriente é o tomate, onde é encontrado de forma abundante.

No corpo, o licopeno tem função antioxidante e é responsável principalmente por combater os radicais livres.

Se esse tipo de molécula não for controlada, apesar de ser produzida em processos normais do organismo, provoca danos bastantes significativos e geram grandes problemas de saúde.


Dessa forma, os antioxidantes como o licopeno tem o papel de evitar doenças como o envelhecimento e vários tipos de câncer, inclusive aqueles decorrentes de hábitos ruins como fumar e exposição excessiva ao sol.


Para que serve?

Muito útil por sua ação antioxidante, o licopeno é conhecido principalmente por retardar o envelhecimento e impedir que as células mutantes se multipliquem. Mas além disso, tem várias outras funções no organismo, veja quais são.

  • Evitar o surgimento de câncer: Talvez a característica mais conhecida do licopeno seja a sua função na prevenção de doenças como o câncer. Ele combate a ação dos temidos radicais livres nas células e impede a mutação do DNA;
  • Proteger contra influências destrutivas: O licopeno é um excelente reforço na proteção contra vários fatores externos nocivos para o organismo, como os agrotóxicos presentes nos alimentos, poluentes e até a radiação dos raios solares;
  • Proteger o coração: Carotenóides como o licopeno ajudam a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias e elevam os níveis de colesterol bom, o HDL. Isso ajuda a evitar o surgimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose;
  • Retardar o envelhecimento: Outra propriedade do licopeno é a de proteger as células contra a oxidação, fazendo com que os tecidos envelheçam de forma mais lenta e natural.

Doses e como utilizar

O licopeno, além de poder ser encontrado em alimentos, também é encontrado como suplemento nutricional.

Geralmente, é comercializado na forma de cápsulas de 10mg cada, porém existem no mercado suplementos de 450mg, 500mg e até 1000mg.

Atenção!

Contudo, antes de fazer o uso de suplemento, seja de licopeno ou qualquer outro, sempre consulte um especialista de confiança para que suas necessidades sejam avaliadas.


Pois apesar de não ser especificamente um medicamento, seu uso pode trazer riscos.

A qualquer momento do dia

Para quem não consegue boas quantidades de licopeno somente com a alimentação, o suplemento pode ser uma ótima alternativa.

No entanto, para obter todos os benefícios incríveis para a saúde que esse nutriente proporciona, sobretudo para viver mais e melhor.

Os fabricantes do suplemento de licopeno recomendam a dose de 1 cápsula com 10 mg por dia, mas ressaltam que a quantidade deve ser estipulada por um profissional.

Não há outras orientações de consumo, como horário ou refeição indicados, porém existem indícios de que a presença de lipídios facilitam sua absorção.

Dessa forma, esse suplemento pode ser usado de acordo com a preferência de cada pessoa e conforme os seus hábitos diários.


Benefícios

A quantidade de benefícios proporcionada ao organismo pelo licopeno é indiscutível.

Inclusive, especula-se que essa é uma das substâncias essenciais para promover uma vida mais longa e livre de doenças de difícil cura e recuperação.

Veja então a seguir quais são as maiores vantagens do licopeno para uma saúde plena.

  1. Previne doenças graves: O licopeno possui um papel de suma importância na prevenção do câncer e da aterosclerose, doenças que muitas vezes são fatais para o paciente; 
  2. Aumenta a resposta à insulina: Existem estudos que sugerem que o licopeno pode estar relacionado à melhora dos resultados da insulina em diabéticos, diminuindo assim os efeitos adversos da doença;
  3. Contribui para o rejuvenescimento: Por sua função antioxidante, o licopeno impede que as células se deteriorem pela ação de radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce dos tecidos. Dessa forma, esse nutriente pode estar relacionado a saúde da pele e prevenção de sinais da idade;
  4. Melhora a circulação: Que o licopeno é ótimo para o coração e previne a aterosclerose, já sabemos. Mas como consequência de seu combate ao colesterol ruim, ele também melhora a circulação sanguínea por impedir a obstrução das artérias.

Perguntas frequentes

Apesar de bem conhecido, o licopeno ainda desperta curiosidade, principalmente a respeito do seu uso na forma de suplemento nutricional.

Apesar do grande número de estudos que apontam sua ação benéfica para o organismo, ainda existem algumas dúvidas a serem esclarecidas.

Então, esclareça os principais pontos a respeito do licopeno a seguir:


  • Para que serve o licopeno?

Como já dito anteriormente, o licopeno é um antioxidante essencial na prevenção de câncer, aterosclerose, para retardar o envelhecimento precoce e garantir uma melhor qualidade de vida, dentre outros benefícios.

Os resultados obtidos pelas pesquisas são bastante promissores e muito em breve, ainda mais vantagens para o licopeno serão comprovadas.


  • Qual a necessidade diária de licopeno que o corpo precisa?

A quantidade recomendada de licopeno varia de 4 a 35mg por dia.

Como não é produzido pelo corpo, é preciso suprir essa demanda por meio da alimentação ou com a ingestão de suplemento nutricional.

A medida exata para cada pessoa é determinada por um profissional, de acordo com uma série de fatores.


  • Existem contraindicações para a suplementação de licopeno?

Por se tratar de uma substância natural e essencial para a manutenção da saúde, não existem riscos para a suplementação de licopeno.

Porém, seu uso é contraindicado no caso de mulheres grávidas, lactantes e pacientes em tratamento, no último caso para evitar interação medicamentosa. De qualquer forma, é primordial que um especialista seja consultado.


Posts Relacionados