Indol 3 carbinol: Auxilia Contra o Câncer?

Indol 3 carbinol: Auxilia Contra o Câncer?

Conheça o Indol 3 Carbinol, uma poderosa substância que tem ganhado bastante relevância no mundo da saúde. Segundo pesquisas, ela promete bons resultados para prevenção de tumores no organismo. Veja mais e conheça seus benefícios para a sua saúde e bem-estar!

Ao longo dos anos, o câncer tem sido uma das principais causas de morte no mundo, e as pesquisas científicas em torno dessa doença terrível são numerosas, embora alguns tipos ainda não tenham uma cura.

Cada vez mais, surgem notícias e dicas de alimentos em que foram encontradas substâncias benéficas tanto para o combate quanto para a sua prevenção. 


Dessa forma, nós iremos falar sobre o Indol 3 carbinol, substância que vem ganhando destaque pelo seu caráter preventivo a tumores, especialmente nos cânceres de mama, próstata, cólon de útero e pulmão. 

Além disso, essa substância é um importante antioxidante essencial para a prevenção de doenças no fígado.

Abaixo, falaremos mais sobre a origem e as suas principais atribuições. Confira!


O que é o Indol 3 carbinol?

O Indol 3 carbinol ou, simplesmente, I3c é um nutriente natural, proveniente dos crucíferos, cujos integrantes dessa família são o brócolis, a couve-flor, o repolho, o nabo e a couve de bruxelas.

A sua propriedade mais destacada é a antitumoral, uma vez que, segundo pesquisas, reduz 70% de chance de desenvolvimento de células cancerígenas no organismo. 


Essas propriedades advêm dos altos níveis de glucosinolatos, os quais são substâncias que, segundo pesquisas, promovem a antioxidação celular proveniente de regiões estomacais, pulmonares e retais.

Além dessas, existem outras atribuições ao I3c, como por exemplo, a sua ação preventiva para doenças hepáticas, como a cirrose, através de ativação de enzimas importantes para a desintoxicação do fígado.

Veja mais quais serão os objetivos que você terá ao ingerir o Indol 3 carbinol na próxima seção e comece a se prevenir!


Para que serve?

Existem vários objetivos para quem ingere o Indol 3 carbinol, seja pela alimentação das folhas citadas, seja através de suplementação.

Desse modo, este artigo separou quais são as principais funcionalidades que você terá ao ingerir essa importante substância, a qual é importante para quem busca:

  • Maior desintoxicação: O I3c combate a fibrose hepática, a qual provoca acúmulo de tecido conectivo no fígado, podendo ser um estopim para doenças sérias como a cirrose. Além disso, esse fitonutriente, através de ações antioxidantes, pode ajudar na desintoxicação hepática, eliminando toxinas do nosso organismo;
  • Redução do risco de tumores: O I3c, segundo pesquisas, pode ter ação preventiva nos cânceres de mama e cólon de útero, principalmente pela ação reguladora dos níveis de estrogênio no sangue, os quais elevados, podem ser prejudiciais. Além disso, esse nutriente tem direta relação na prevenção de tumores no pulmão e na próstata.

Doses e como tomar

Existem várias maneiras de como se beneficiar do Indol 3 carbinol. Você pode encontrar tanto nos vegetais crucíferos, os quais já dissemos na introdução deste texto, quanto nas cápsulas para suplementação, cujos preços variam entre 70 a 120 reais nas drogarias e farmácias de manipulação.

Suas doses podem variar de 200 a 420mg por comprimido, a depender do objetivo do seu uso.


Caso queira optar por um consumo mais natural de I3c, a recomendação é de um consumo de brócolis ou de qualquer vegetal crucífero por pelo menos 3 vezes ao dia.

No entanto, para a sua suplementação, a dosagem varia muito de acordo com a especificação das receitas. Dessa forma, lembre-se: consulte sempre um médico antes de pensar em consumir as cápsulas de I3c. 

Indol 3 carbinol Suplemento

Por dia

Segundo as recomendações de bulas e de especialistas, em linhas gerais, o Indol 3 carbinol pode ser consumido numa taxa de 200 a 400 mg (máxima) por dia. 

As receitas desse medicamento podem variar quanto à quantidade de miligramas que será ingerida por paciente, porém, observamos que existe uma tendência de que se faça a ingestão de no máximo 2 cápsulas ao dia quando a dose é a de 200 mg. 

Além disso, não encontramos muitas especificações quanto a horários, se o I3c pode ser tomado somente durante o dia ou não.

No entanto, a maioria dos sites de drogarias e farmácias especificou que é sempre bom ingerir as cápsulas após a alimentação, evitando assim qualquer efeito colateral que esse suplemento possa causar.


Benefícios

Até este ponto da leitura, você já viu muitas propriedades benéficas do Indol 3 carbinol. Muitas pesquisas que existem em torno dele já demonstram vantagens que vão muito além da prevenção de tumores.

Dessa forma, selecionamos alguns outros benefícios que podem auxiliar no ganho da sua saúde. Veja abaixo!

  1. Redução da obesidade: Segundo pesquisas recentes, o I3c está relacionado com a perda de peso, através da redução da adipogênese, a qual está relacionada com a quantidade de gordura formada no organismo. Além disso, o I3c pode estar associado redução dos níveis de glicose no sangue, o que é benéfico para quem possui diabetes tipo II;
  2. Redução de doenças cardiovasculares: Algumas pesquisas relacionaram a suplementação de Indol 3 carbinol na melhoria do sistema cardiovascular, o que pode ser explicado através de efeito antitrombótico nos vasos sanguíneos e do efeito antioxidante nas células do coração, evitando sua expansão e envelhecimento precoce.

Perguntas frequentes

Não é de se esperar que um medicamento que vem ganhando relevância recentemente, tal como é o Indol 3 carbinol, não tenha dúvidas acerca de seu uso, benefícios e efeitos colaterais.

Todos queremos ter uma saúde melhor e ganhos mais rápidos, porém, para isso é preciso ter muito cuidado. 

Dessa maneira, selecionamos e respondemos para você, caro leitor, os questionamentos mais comuns acerca do I3c. 


  • O Ic3 eleva os níveis de testosterona?

O I3c, na verdade, faz o controle dos níveis de estrogênio no sangue. Isso pode fazer diferença quanto a quantidade de Testosterona no corpo.

Porém não de modo muito significativo, como por exemplo para quem já possui níveis baixos do hormônio sexual masculino no corpo. 


  • Quais os efeitos colaterais do Indol 3 carbinol?

Bom, ainda não foram descobertos, nas pesquisas, efeitos colaterais decorrentes do uso de Indol 3 carbinol em humanos.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar que é sempre imprudente tomar qualquer medicamento sem antes consultar um especialista. 


  • Quais são os alimentos que mais contém o Indol 3 carbinol?

Conforme já especificamos neste texto, os alimentos que mais contém o I3c são da família dos Crucíferos, os quais são brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, nabo e repolho.


Posts Relacionados