Huperzine A: Melhore a Sua Memória

Huperzine A: Melhore a Sua Memória

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre este componente benéfico para problemas cognitivos e de memória, saiba como utilizá-lo da forma correta.

É muito comum ter problemas de memória ao decorrer dos anos, como esquecimentos corriqueiros, problemas de raciocínio e outros, é um processo natural de degeneração do corpo.

Por isso, foram criados alguns compostos que podem ajudar a amenizar este processo, como é o caso do Huperzine A.

O Huperzine A é um composto natural feito a partir de uma planta, e os seus principais benefícios e indicações estão em amenizar e tratar doenças que causam perda de memória.

Ou seja, a degradação, perda natural da memória e raciocínio, mostram em diversos casos, melhoras positivas. 


Se você quiser saber mais sobre as propriedades e benefícios em utilizar o Huperzine A, continue lendo este artigo. Boa leitura! 


O que é o Huperzine A?

O “Huperzine A'' resumidamente, é um composto alcalóide, ou seja, faz parte de uma classe de compostos orgânicos, contendo pelo menos, um átomo de nitrogênio.

Sua origem vem de uma planta chinesa, conhecida como Huperzia Serrata, vindo daí, a origem e inspiração para o seu nome.

Huperzine A para memória

O Huperzine A é utilizada há muitos anos pela mediciona tracional chinesa, e sua fama, vem por principalmente auxiliar no tratamento de doenças degenerativas da mente, como a demencia senil.

Além disso, há diversos estudos ao longos dos anos, que mostraram que pode ser útil no tratamento do Alzheimer, entre outras.

Em termos científicos, a sua atuação acontece no organismo por ser um inibidor reversível de acetilcolinesterase, e do receptor de NMDA antagonista, que atravessam e circulam pela barreira de sangue no cérebro.

Ou seja, ele inibe a ação destes receptores no cérebro, retardando problemas relacionados ao cérebro e degeneração cognitiva.


Para que serve?

O Huperzine A, é considerado um nootrópico (classe de compostos que supostamente aumentam o desempenho cognitivo).

Foram feitos diversos estudos sobre a sua utilização, foi possível verificar resultados satisfatórios com o seu uso para o tratamento de algumas doenças degenerativas e na prevenção e conversação da memória.

Sendo também usado bastante por pessoas de meia idade e idosos, já que acontece o declínio cognitivo natural do corpo com o passar dos anos.


E por ser um composto natural, pode apresentar menos riscos quanto a outros medicamentos, mas claro, deve-se tomar com cautela e apenas com recomendação médica.

Veja algumas das suas principais indicações de uso recomendado por especialistas:

  • Impede a degradação da acetilcolina presente no cérebro: Em diversos estudos o Huperzine A foi caracterizado como um inibidor de acetilcolinesterase, significando que ajuda na prevenção da degradação da enzima acetilcolina, importante para o bom funcionamento do cérebro;
  • Suplemento para melhorar a cognição e capacidade de aprender: Existem diversos componentes importantes para a melhora da capacidade cerebral que estão presentes neste suplemento.

Dosagem e como utilizar o Huperzine A?

Por mais que seja um composto natural, pode apresentar efeitos adversos, é preciso buscar a orientação de um especialista para mais informações, pois o seu uso pode variar de pessoa para pessoa.

Além disso, somente o médico pode descobrir a dosagem ideal diária que pode mudar de acordo com o problema de saúde.

Mas para fins de conhecimento, no geral o mais recomendado é tomar uma cápsula ao dia, de 100 a 300mcg ao dia.


Veja a seguir as dosagens mais comuns da Huperzine A:

Para aprendizado e cognição

Qualquer pessoa que apresenta dificuldades de aprendizado e falta de memória, com a indicação apropriada, pode se beneficiar dos efeitos positivos da Huperzine A

Para melhorar a capacidade cerebral, é recomendado uma cápsula ao dia, em qualquer horário, e os primeiros efeitos podem ser vistos logo nas primeiras semanas de tratamento.

Para tratamento de doenças como o Alzheimer

É importante esclarecer que este não deve ser o único suplemento para esta finalidade, e que não irá servir de cura para a doença.

Mas com o acompanhamento médico adequado e com o auxílio de outros tratamentos em conjunto, o Huperzine A pode ajudar a retardar o avanço da doença.

Utilize de uma a duas cápsulas ao dia, em qualquer horário que se encaixe melhor com a rotina da pessoa.

Para efeitos positivos duradouros, o tratamento deve ser feito a longo prazo, em média de 200 mcg ao dia.


Benefícios

Ao longo deste artigo foram apresentados a origem e as principais indicações para utilizar o Huperzine A.

É um suplemento destinado principalmente para melhorar a memória, todos os seus benefícios, em termos gerais, estão ligados à saúde mental.

Veja a seguir outros de seus benefícios:

  1. Possui efeito neuroprotetor: Protege o cérebro contra danos oxidativos e estabiliza os níveis corretos de neurotransmissores;
  2. Alivia sintomas de depressão: Em diversos estudos foi mostrado que o Huperzine A pode ajudar a amenizar os sintomas de comprometimento cognitivo e de transtornos depressivos;
  3. Aumento e melhora da memória e da concentração: por conta de seus diversos componentes, pode auxiliar a longo prazo na cognição no geral, como a melhora da acetilcolina, um importante neurotransmissor responsável pela cognição;
  4. Ótimo tratamento para a manutenção da saúde cerebral de longo prazo: A suplementação adequada de Huperzine A pode ajudar na manutenção da saúde mental, evitando ou retardando doenças cognitivas e falta de memória e concentração;
  5. Ótimo efeito nootrópico: Partindo do princípio que um componente nootrópico faz parte de uma classe de compostos que melhorar o desempenho cognitivo, a utilização do Huperzine A é considerado um nootrópico através de diversos estudos, ou seja, auxilia com efetividade a melhora da cognição e em tratamentos preventivos relacionados à memória;
  6. Pode ser útil no tratamento de doenças como a ansiedade: Isso acontece por o Huperzine A conseguir proteger o cérebro contra a toxicidade do glutamato, que é um neurotransmissor responsável pelo envio de comunicação entre as células nervosas, e a toxicidade pode ocorrer devido ao excesso de receptores hipersensíveis, causando ansiedade e inquietação.

Perguntas frequentes

A utilização de Huperzine A, apesar de ser encontrado diversos conteúdos sobre sua utilização e de fácil acesso em farmácias e na internet, ainda assim, pode causar uma série de dúvidas quanto a sua utilização. 

Acompanhe a seguir as dúvidas mais frequentes:


  • Para que é indicado o Huperzine A?

A sua principal indicação é para estimular e melhorar a memória, e tratamento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, demência, e em esquecimentos correios com o avanço da idade.


  • Qual a principal indicação para tomá-lo?

Geralmente, o mais recomendado é tomar uma cápsula ao dia, ou conforme a orientação do médico, para saber o correto para cada caso, procure ajuda médica.


  • Existe contra indicação com o uso do Huperzine A?

Não é indicado para pacientes que sofram de doenças pulmonares crônicas, como asma, problemas cardiovasculares, problemas no trato intestinal e quem sofre com úlceras.


  • Onde encontrar Huperzine A para comprar?

Pode-se encontrar em farmácias comuns e de manipulação e na internet.


Posts Relacionados