Citrulina: Redução da fadiga e aumento de desempenho

Citrulina: Redução da fadiga e aumento de desempenho

A citrulina é um aminoácido muito utilizado no pré-treino para garantir uma maior energia e auxílio na hipertrofia, através da vasodilatação. Venha conhecer tudo sobre essa substância bastante estudada e benéfica para a melhora de sua saúde e do bem-estar!

Garantir um bom rendimento físico nas atividades físicas é o que muita gente quer. Você pode ter isso aos poucos ou rapidamente, com resultados mais eficazes para a perda de peso e ganho de massa muscular.

Um suplemento que pode te ajudar  nessa tarefa é a Citrulina, o qual apresenta diversos benefícios comprovados cientificamente como o aumento da circulação sanguínea e aumento de massa muscular.

Benefício citrulina

Neste texto, iremos falar quais são as formas de alimento com mais disponibilidade de Citrulina, além de suplementos no mercado, especificando seus preços, quais os benefícios dela no corpo em geral e, principalmente, como ela age no organismo. Venha conhecer logo abaixo!

O que é a Citrulina?

A Citrulina é um aminoácido produzido pelo próprio organismo. Ele possui esse nome devido ao Citrullus vulgaris, que no latim significa melancia, o que não é coincidência, devido a alta quantidade dessa substância na fruta mencionada.

Uma das suas funções no organismo está ligada, primordialmente, à produção de óxido nítrico, o qual é interessantíssimo para a vasodilatação e maior fluxo de nutrientes no sangue.

Além disso, a citrulina é importante na nossa desintoxicação, através do Ciclo da Ureia, o qual ocorre no fígado e rins e é bastante vital devido a eliminação de substâncias tóxicas do organismo como a amônia.

Outra função bastante destacada nas pesquisas é a capacidade desse aminoácido na redução do cansaço durante as séries de treinamento. 

Devido a essas funções, uma deficiência na produção de citrulina, certamente, é indesejável. Desse modo, além dos alimentos como melão, melancia, feijão e carnes, o aminoácido também está disponível sob a forma de suplementos, que, muitas vezes, é complementado com ácido málico, substância que potencializa os efeitos da Citrulina no corpo. 

Para que serve?

A citrulina, como foi observada até este ponto da leitura, é essencial para a vasodilatação, além de ser vital para a eliminação da ureia pelo fígado e rins. Ainda existem muitos benefícios a serem observados, porém, primeiro, vamos verificar melhor, em como eles resultam na prática para você. 

Então, quem utiliza a Citrulina busca:

  1. Maior desempenho nas atividades físicas: Em estudos feitos com citrulina, foram comprovados que o aumento do desempenho nas atividades físicas está diretamente ligado a maior eliminação de amônia no organismo, através do ciclo da uréia, já que esta pode ser causadora de fadigas musculares, o que o uso da citrulina acaba evitando;
  2. Aumento de força e massa muscular: Isso está ligado à função vasodilatadora a que a citrulina promove, através da alta produção de óxido nítrico. Como consequência dessa função, os músculos recebem nutrientes essenciais para sua estabilidade. Além disso, a citrulina pode aumentar a produção de proteínas, essencial para a hipertrofia.

Doses e como tomar

Como já foi falado, existem diversas formas para consumir a citrulina. Seja ela por alimentos vegetais (melancia, feijão e melão), alimentos de origem animal (carnes, leites e ovos) ou ainda os suplementos, cujos preços são bastante acessíveis com média de 60 reais. Além disso, eles são encontrados facilmente em drogarias e farmácias de manipulação.

As doses mais comuns de citrulina variam entre 500 a 1200 mg por comprimido. Ainda mais, não foram encontrados, em pesquisas, relatos de efeitos colaterais após o uso de citrulina, o que é normal, pela mesma ser produzida pelo nosso corpo, porém, mesmo assim, não recomendamos seu uso antes de procurar um especialista. 

Antes das sessões de treino

Sua posologia geralmente é indicada numa dosagem que fica entre 2000 mg e 10000 mg por dia, segundo algumas indicações em pesquisas e bulas do suplemento. Essas doses podem variar de acordo com a recomendação com a qual você terá. 

O seu consumo pode ser feito independentemente do horário, por não causar problemas no sono. O seu uso na maior parte das vezes é feito antes das atividades físicas para otimizar seus efeitos durante as atividades, preferencialmente em jejum. 

Benefícios

Não há a menor dúvida do quão benéfico o uso de citrulina é para o organismo. Ela pode ser essencial para o ganho de resistência física e para ganhos de força muscular. No entanto, não é somente nisso em que ela pode atuar. Veja abaixo outras vantagens com as quais você pode usufruir.

  • Melhoria na circulação sanguínea: De maneira indireta, a citrulina aumenta os níveis de óxido nítrico no organismo, o que faz com que haja maior circulação do sangue nas veias através da vasodilatação. Além disso, o óxido nítrico faz com que a gordura não se instale nas paredes dos vasos, protegendo-os de possíveis entupimentos;
  • Menos intoxicação no organismo: Em diversas pesquisas, nota-se uma maior ação da citrulina no organismo através da desintoxicação de substâncias através do Ciclo da ureia, feito no fígado e nos rins;
  • Combate indireto à disfunção erétil: Essa característica, em algumas pesquisas, é demonstrada como um efeito consequente da vasodilatação ocorrida através da produção de óxido nítrico, promovida pela citrulina;
  • Melhoria no sistema imunológico: O sistema imunológico, segundo pesquisas com citrulina, é favorecido através das ações do óxido nítrico, o qual além de promover a vasodilatação, promove também uma redução do crescimento de bactérias e de células tumorais.

Perguntas frequentes

Por ser um medicamento vastamente estudado, é natural que muitas pessoas perguntem sobre a citrulina. Afinal, ela possui diversos benefícios para nossa saúde, além de ser bastante útil para quem gostaria de obter mais qualidade de vida e ganhos de massa muscular.

Dessa forma, selecionamos e respondemos várias dúvidas acerca desse aminoácido. 

  •  O que é melhor: arginina ou citrulina?

Os efeitos da arginina são muito bons para o músculo da mesma forma que os efeitos da citrulina. O que nós enxergamos como uma vantagem considerável é o fato de muitas pesquisas indicarem mais o consumo da citrulina, pelo fato dela ser precursora da arginina no organismo, ou seja, tomando a citrulina, você também consegue os efeitos da arginina no corpo.


  •  A citrulina serve para disfunção erétil? 

Existem estudos que comprovam que têm sido eficazes no tratamento da disfunção erétil leve e moderada com a citrulina. No entanto, por serem muito recentes ainda essas pesquisas, ainda é preciso mais evidências para que se amplie o uso desse aminoácido, essencialmente, para esse fim.


  •  Quais as melhores fontes para se obter a citrulina?

As melhores fontes, sem dúvida alguma, são os suplementos, pois as doses de citrulina nos alimentos, com exceção da melancia, são ainda muito baixas, tornando os comprimidos mais eficientes para ingerir a substância.


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