Chá Verde: Conheça Suas Propriedades e Benefícios

Chá Verde: Conheça Suas Propriedades e Benefícios

Saiba mais sobre essa erva que tem ação antioxidante, protege a saúde do coração e acelera o metabolismo. Acompanhe este artigo para conhecer sobre os demais benefícios e funcionalidades do chá verde.

É crescente o número de pessoas que procuram adotar hábitos para uma vida mais saudável e com melhora no bem-estar.

Quando se pensa em ações saudáveis, é certo que, uma das primeiras atitudes que vêm à cabeça, é a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável para quem busca qualidade de vida.

Para uma alimentação balanceada, é possível contar como aliado, a utilização de ativos naturais, como raízes, plantas e ervas, se beneficiando em vários sentidos. 


Se você tem interesse em conhecer mais sobre essa planta e suas utilidades, continue lendo este artigo. Boa leitura!


O que é o Chá Verde?

A Camellia Sinensis é o composto por trás do que é conhecido por chá verde, feito a partir de brotos e folhas desta planta, onde a sua infusão, resulta em um chá.

É conhecido como  “verde”, devido às folhas da erva, que sofrem pouca oxidação durante o processo, o que não acontece com outros chás, por exemplo, o chá preto ou a erva mate. 

Chá Verde Emagrece

A origem do chá verde vem da Ásia, e sabe-se que é consumido em culturas orientais há séculos. O seu sabor é bem característico, pois é amargo, e é consumido quente ou frio. 

Em sua composição, é encontrado diversos componentes e vitaminas como, antioxidantes, cafeína, aminoácidos, polifenóis, vitaminas do complexo B, além de vitamina C, E, e K.

Além disso, também possui potássio, ferro, cálcio, magnésio e zinco. Tudo isso, servindo de grandes aliados à saúde. E se consumido puro, não possui calorias.


Para que serve?

É recomendado consumir esse chá principalmente por suas propriedades antioxidantes, sendo um aliado para quem busca equilíbrio e a ampliação de consumo de nutrientes diversos, aumentando a ingestão de diversas vitaminas e minerais.

É possível aproveitar  inúmeros benefícios em consumi-lo, porém, com algumas recomendações de dosagens e precauções.

Por isso, é importante seguir as orientações de um médico ou nutricionista de confiança. Ou seja, o seu consumo é para quem busca:

  • Aumento de energia e capacidade física: Por conter cafeína, é possível ganhar mais disposição, concentração e energia;
  • Redução de riscos de diabetes: O consumo do chá pode ajudar a reduzir os riscos, graças à quantidade de polifenóis na erva. Por conta desse componente, a glicose do sangue pode acabar sendo regulada e estabilizada;
  • Redução de riscos com doenças cardiovasculares: Existem pesquisas que demonstram que o consumo deste chá, pode reduzir o risco dessas doenças cardiovasculares. Isso acontece pois ele diminui os níveis do colesterol ruim (LDL), que é um dos principais fatores de risco para desenvolver essas doenças;
  • Um aliado no processo de emagrecimento: Por conter um composto conhecido como Epigalocatequina Galato, acarreta em um aumento do gasto energético e da oxigenação do sangue, aumentando o funcionamento do metabolismo, o que consequentemente, pode ser, sim, um aliado no emagrecimento.

Mas lembre-se é um aliado, ou seja, deve ser usado em conjunto com outros alimentos e hábitos saudáveis, para que seus efeitos possam ser realmente efetivos. 


Qual a dosagem e como consumir o chá verde?

A maneira mais fácil de consumi-lo é através da infusão das folhas. As folhas podem ser encontradas em grandes mercados e em lojas de produtos naturais.

Também é possível encontrar o chá na versão em pó, cápsulas e em saquinhos (sachês), mas não é tão eficaz quanto a própria folha da erva, já que os sachês, são passados por processos industriais, perdendo parte de seus benefícios

No geral, é recomendado consumir no máximo até 4 xícaras de chá ao dia. E consuma algum tempo antes ou depois das refeições, ao longo do dia.


Algumas pessoas podem encontrar dificuldades para consumir, já que o seu sabor é amargo, mas não é recomendado adoçar.

Para torná-lo mais agradável, pode-se misturar alguma outra erva, como hortelã ou erva-doce.

Para auxiliar no emagrecimento

Para quem tem o objetivo de emagrecer e quer usar as vantagens do chá verde como aliado, deve em média, consumir cerca de 250 ml por dia, assim, acelerando o metabolismo e perdendo algumas calorias diárias

Mas claro, como já mencionado, para esse objetivo, apenas isso não é suficiente, deve ser usado como complemento aos demais hábitos saudáveis. 

Efeitos anti stress, cansaço físico e mental

O chá verde é rico em aminoácidos, combatendo problemas de cansaço e fadiga mental e física. 

Para aproveitar e se beneficiar dessas propriedades, o mais indicado é consumir 200 ml entre 3 a 4 por dia, que pode ser repartido pela manhã ou em jejum, e também nos intervalos das refeições, evite tomar à noite, por conta da cafeína. 


Benefícios

Além dos benefícios já citados anteriormente, consumir este chá pode ajudar positivamente em mais questões da saúde. Acompanhe a seguir quais são os principais deles:

  1. Melhora a digestão: Ajuda a estimular o trabalho correto dos ácidos estomacais, melhorando a digestão e absorção dos nutrientes;
  2. Auxilia na função e capacidade cerebral: Por conta da cafeína presente no chá, é possível melhorar o desempenho cerebral, seja em funções cognitivas, de média e longa duração ou que exigem maior concentração;
  3. Ajuda a melhorar o humor: A L-teanina, uma substância também encontrada na folha do chá, causa um aumento considerável da produção de serotonina e dopamina, que em consequência, causam sensação de bem-estar;
  4. Diminui riscos de doenças neurodegenerativas: Por conta de suas diversas vitaminas e substâncias benéficas, consumir regularmente a bebida pode reduzir o risco de doenças como o Alzheimer e o Parkinson;
  5. Combate alguns tipos de infecções: Através de pesquisas, constataram que o chá verde pode reduzir o número de bactérias e alguns tipos de vírus, contribuindo na diminuição de riscos de infecções. Também melhora a saúde bucal, já que inibe a proliferação de bactérias que podem causar cáries;
  6. Auxilia no combate ao envelhecimento precoce: Por ser uma bebida rica em antioxidantes, diminui o processo inflamatório do corpo, além de combater os radicais livres, em consequência, combinado com uma alimentação balanceada, auxilia no tônus da pele, deixando-a com mais viço, ajudando até mesmo na diminuição de acnes e inflamações cutâneas. 

Perguntas frequentes

Como foi mostrado no artigo, existem diversos benefícios na utilização do chá verde, mas é comum surgir diversas dúvidas sobre a erva, seja sobre seu uso, vantagens ou dosagem correta.

Pensando nisso, veja algumas das dúvidas mais frequentes sobre o chá verde: 


  • Qual a quantidade de chá verde que pode tomar por dia?

Recomenda-se consumir até 4 xícaras ao dia, mas deve-se evitar consumir junto às refeições, é melhor de maneira isolada, aproveitando mais os benefícios.


  • Pode tomar chá verde todo dia?

Sim, mas não é indicado ultrapassar a quantidade recomendada por dia, pois mesmo sendo natural, pode haver efeitos colaterais em superdosagem


  • Qual o melhor horário para consumir?

Deixe para consumi-lo meia hora antes das refeições e duas horas depois. 


  • É verdade que o chá verde pode ajudar a emagrecer?

O chá verde contém substâncias que podem sim auxiliar na redução da gordura corporal e na diminuição do peso corpóreo, mas só isso não é o suficiente, deve-se combiná-lo com alimentação e hábitos saudáveis.


  • Existem restrições para o uso do chá verde?

Mesmo sendo um composto natural repleto de benefícios, é importante ressaltar algumas restrições.

O consumo do chá verde não é recomendado para gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma, doenças psiquiátricas, ou em alguns casos de remédios de uso contínuo, pois pode alterar e influenciar o efeito de alguns medicamentos

Pessoas com intolerância à cafeína ou problemas de pressão, também devem evitar, já que a erva contém uma quantidade significativa de cafeína.

Portanto, é recomendado consultar um médico ou um nutricionista antes de consumi-lo.


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