Cáscara Sagrada: Como tomar e quais são os seus benefícios?

Cáscara Sagrada: Como tomar e quais são os seus benefícios?

Laxante natural, a Cáscara Sagrada é bastante conhecida por esse efeito. Ela pode ter um eficiente efeito desintoxicante no organismo. Conheça esse fitoterápico, sabendo mais sobre seus benefícios, prós e contras e como tomar corretamente essa substância.

A Cáscara Sagrada é um fitoterápico proveniente da árvore de nome científico Rhamnus purshiana, a qual é bastante cultivada nas regiões montanhosas da América do Norte.

Seus efeitos medicinais para fins digestivos são largamente conhecidos pelos nativos norte-americanos há mais de dois milênios. 

Geralmente, para a fabricação do composto farmacológico, são retirados da Cáscara, as cascas dos caules e dos ramos, já que nelas estão as substâncias antracênicas, as quais são responsáveis pela característica laxativa que a Cáscara Sagrada possui. 

Além da propriedade purgativa, a Cáscara possui outras como a diurética, sendo capaz de não reter líquidos no organismo, utilizando-os para facilitar a evacuação, sendo benéfica indiretamente para a perda de peso.

Outra propriedade vantajosa para o organismo é a anticâncer, principalmente no fígado, através de uma substância contida na planta, a emodina. 

Para que serve?

A Cáscara Sagrada, como já foi apresentado, possui benefícios interessantes para o fígado e para o intestino.

Existem pesquisas recentes que demonstram outras utilizações que podem ser interessantes para o que você pode precisar durante a administração deste composto fitoterápico. Veja aqui os principais objetivos com os quais você terá ao tomar Cáscara Sagrada. Você terá:

  1. Menos prisões de ventre: O principal uso da Cáscara Sagrada está relacionado ao efeito laxante que ela proporciona, através das substâncias antracênicas, as quais aumentam os movimentos peristálticos, retirando a água para o bolo fecal, aliviando a constipação;
  2. Menos inchaços abdominais: Ao retirar a água do organismo para as fezes, a Cáscara Sagrada faz com que haja menos retenção da água no corpo, fazendo com que se retire o aspecto de inchaço, principalmente o abdominal;

Doses e como tomar

Existem muitas formas de como tomar a Cáscara Sagrada. Você pode consumi-la, por exemplo, sob a forma de chá, a qual é bastante comum, pois se encontra muito as cascas do caule desta planta nas lojas de produtos naturais.

Para fazer o chá de Cáscara, você precisa de 25 g da sua casca e 1 litro de água numa panela. Misture ambos e esquente por cerca de 10 minutos, coe e já estará pronto para consumo. 

Outra forma desse fitoterápico, a qual será mais destacada, é a de cápsulas, sendo largamente vendidas em farmácias de manipulação e drogarias de todo o país. Suas doses variam de 75 a 500 mg, tendo preços muito acessíveis também, que não ultrapassam os 90 reais cada caixa. 

À tarde ou antes de dormir

Segundo a maior parte dos estudos e recomendações de especialistas, a administração da Cáscara Sagrada pode ser feita, ingerindo no máximo duas doses diárias de 75 mg, sendo à tarde ou antes de dormir.

O uso da Cáscara Sagrada não pode ultrapassar duas semanas e não pode ser elevado, devido aos seus colaterais como desidratação, perda excessiva de nutrientes, além de viciar, pois o intestino começa a condicionar a evacuação somente ao uso do composto fitoterápico.


Portanto, lembre-se de consultar um especialista sempre antes de verificar a necessidade de uso. 

Benefícios

São muitos benefícios relatados pelas recentes pesquisas na administração da Cáscara Sagrada.

Até este ponto da leitura, você viu que as suas propriedades laxantes beneficiam no alívio das evacuações, além de ter substâncias benéficas ao fígado. Vejamos essas e outras vantagens mais detalhadas aqui abaixo.

  • Fígado mais saudável: Está presente na Cáscara a emodina, substância benéfica para o fígado, através da proteção contra danos hepáticos, segundo algumas experimentações com mamíferos. Além disso, essa substância pode ser essencial para a prevenção de tumores hepáticos;
  • Prevenção de doenças parasitárias: Em algumas pesquisas, nota-se que a Cáscara possui propriedades antimicrobianas, o que se torna essencial para uma menor incidências de parasitas no organismo;
  • Desintoxicação do organismo: Por facilitar a evacuação, ela é responsável pela desintoxicação do cólon pelo processo purgativo, devido a grande quantidade de água levada para limpar o intestino;
  • Alívio da má digestão: A Cáscara possui propriedades que otimizam as funções gastrointestinais, melhorando a digestão dos alimentos e prevenindo a formação de cálculos biliares no estômago.

Perguntas frequentes

Por ser um medicamento historicamente utilizado, não é de se estranhar que haja muitas perguntas sobre a Cáscara Sagrada. São muitas pesquisas e muitas descobertas positivas em relação ao composto, o que desperta a curiosidade de todos.

Dessa forma, separamos e respondemos as dúvidas mais frequentes na internet. Confira! 


  • Qual é o melhor horário para tomar as cápsulas de Cáscara Sagrada?

O melhor horário para se tomar a Cáscara é, conforme já falamos, pelo horário da tarde ou antes de dormir, pois ela terá um tempo maior para ativar os movimentos peristálticos, o qual será em torno de 6 a 8 horas após ingerir as cápsulas.


  • A Cáscara Sagrada emagrece?

Apesar de a maior parte dos sites afirmarem que o uso da Cáscara Sagrada leva ao emagrecimento, é sempre bom afirmar que isso não há comprovação científica quanto a esse efeito. Isso é muito perigoso, pois existem efeitos colaterais que o uso contínuo desse composto leva ao organismo.

Ela pode até contribuir para o emagrecimento de forma indireta através da redução de inchaços abdominais, mas, como pode perceber, isso é bem mais de forma indireta do que os demais blogs e sites parecem sugerir. Dessa forma, cuidado com o que se lê por aí! 


  • Quais os efeitos colaterais da Cáscara Sagrada?

Os efeitos colaterais em relação ao uso de Cáscara Sagrada podem ser: diarreia constante, desidratação, náuseas, dores abdominais, confusão mental, pés e mãos dormentes e até mesmo agravamentos da constipação. 


Posts Relacionados